Sala de Imprensa

Índia aplicará tarifas sobre importação de couros para proteger seu setor de curtumes

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, propôs a imposição de uma tarifa aduaneira equivalente a 10% do valor das mercadorias em wet blue, crust e couros acabados de todos os tipos, incluindo as divididas. A medida busca fortalecer a indústria de couro local.

Um setor da indústria de manufatura vê isso como um golpe para a cadeia de fornecimento de couro, que até agora era isenta de impostos na importação. A nova tarifa certamente será um estímulo para investimentos no forte setor curtidor da Índia, mas em um período gravitará para alguns fabricantes de calçados e outros artigos de couro e suas exportações, justamente pelo aumento das peles importadas que utilizam.

Em reação ao anúncio, Harkirat Singh, CEO da Aero Club, empresa que atua no segmento de calçados e roupas através da marca Woodland and Woods, disse à imprensa que “o aumento das tarifas alfandegárias está em linha com a intenção de promover o fornecimento local. No entanto, isso pode levar a um aumento de custos até que possamos encontrar centros de sourcing alternativos, sem comprometer nossos padrões de qualidade. Apesar disso, agradecemos a intenção de focar na área local”, disse o empresário.


Fábrica de Calçados na Índia.

Harkirat Singh também saudou o compromisso do governo de 1,97 milhões de rúpias Lakh para o setor manufatureiro na Índia para impulsionar o emprego. “O governo está fazendo esforços conscientes para promover a produção doméstica na Índia”, disse ele.

Ishaan Sachdeva, diretor da marca de calçados Alberto Torresi, disse: “O ministro das finanças fez muitas mudanças importantes para melhorar os padrões de negócios e tornar a Índia autossuficiente. Quanto à indústria, ela foi afetada pela pandemia, mas a isenção de impostos sobre a importação de couro foi retirada, deixando espaço para enormes oportunidades em um futuro próximo. Os exportadores agora receberão incentivos para seus produtos e o couro local atuará como um grande substituto para o couro importado”, disse o empresário.

—————————————————————————
Leather Insiders / Financial Express / Cuero America

1